sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Crianças sugerem leis

Dia 18 de outubro será um grande dia para o Plenarinho e para 400 crianças que virarão deputadas por um dia. Essa é a data do Câmara Mirim 2011, quando as crianças discutirão os três melhores projetos de lei de um total de mais de 1.200 recebidos, também feitos pelas crianças.

Um dos projetos que será discutido é o "Disque Urgências e Emergências", da estudante da 7ª série, Juliana Fredo Marques, de Curitiba, Paraná. O projeto da Juliana quer criar um número nacional para pedidos de socorro. De acordo com a proposta, seria instituído o Sistema Nacional de Urgências e Emergências que contará com o número telefônico único XXX para atendimento em todo o território. Seria uma espécie de Central Unificada, que receberia ligações de pedidos da polícia, dos bombeiros ou de qualquer outro tipo de pedido ou de denúncia.

Outro projeto é o "Ciência dos impostos", do aluno Marco Túlio Campos Machado, da 8ª série de São Paulo capital. O projeto de Marco Túlio, quer obrigar o Governo, empresários e comerciantes em geral, a divulgar o imposto pago em cada produto, de forma destacada do preço final, como já ocorre nos Estados Unidos, por exemplo. Quando o consumidor adquire um produto ele vai saber exatamente o valor do imposto embutido no preço.

As crianças também vão analisar o projeto do André Dantas Ferreira da Silva (foto), "Crianças navegando na política. Ele estuda na 5ª série, de Brasília, e sua ideia é que todos os órgãos e instituições públicas tenham um site de notícias e informações voltado para as crianças e adolescentes. Um pouco parecido com o nosso "Plenarinho", que é o site infantil da Câmara dos Deputados.

A sessão do Câmara Mirim acontece no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, a partir das 10h da manhã, no dia 18 de outubro

http://www.plenarinho.gov.br/camara/Reportagens_publicadas/tudo-pronto-para-o-camara-mirim-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário