sábado, 29 de janeiro de 2011

As crianças precisam dormir bem

Crianças que dormem menos do que seus pares podem estar em maior risco de níveis anormais de glicose sanguínea e outros problemas metabólicos.

Pesquisadores estudaram os padrões de sono de 308 crianças dos 4 aos 10, metade delas com sobrepeso ou obesidade. Eles usaram monitores de pulso para medir o seu tempo de sono durante sete dias, e fizeram exames de sangue para os indicadores de risco cardiovascular, como glicose, lipídios, insulina e proteína C-reativa.

O estudo, publicado na edição de fevereiro do periódico “Pediatrics”, descobriu que a obesidade e exames de sangue anormais foram quatro vezes mais comuns em crianças que dormiam menos, três vezes mais comum naquelas que usaram o fim de semana para recuperar o sono perdido durante os dias de escola .

"Não podemos descartar que as crianças podem ter se tornado obesas e, em seguida, começaram a dormir menos. Mas é improvável." disse o Dr. David Gozal, o coordenador do estudo.

Entre todas as crianças, obesas ou não, um sono mais curto e maior variabilidade nos padrões de sono tem maior possibilidade de estarem associados com testes sanguíneos anormais. Os pesquisadores concluíram que o sono irregular, por si só pode ser um fator de risco para distúrbios metabólicos.

"Nós sempre acabamos sacrificando o sono por qualquer outra atividade que queremos fazer", disse o Dr. Gozal, professor de pediatria na Universidade de Chicago. "Mas, como pais, devemos estar muito atentos à preservação do tesouro que é o sono. - Que significa saúde para o cérebro das crianças e seus corpos, sua felicidade e seu bem-estar"

Veja reportagem completa do New York Times em http://nyti.ms/hpXuaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário