quarta-feira, 10 de novembro de 2010

E assim caminha a humanidade.....

Enviei a matéria abaixo a uma lista de emails, os comentários encaminhados geraram este post. Diz a matéria da UOL:

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou hoje (10) proposta que inclui o direito à busca pela felicidade na Constituição brasileira. A proposta é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Pela proposta, os direitos sociais previstos na Constituição serão fundamentais para a busca da felicidade. A matéria segue, agora, para plenário, onde precisará ser votada em dois turnos, com aprovação de três quintos dos senadores.

Assim, de acordo com a Proposta de Emenda à Constituição 19/2010, o Artigo 6º da Constituição passará a ser redigido da seguinte forma: "são direitos sociais, essenciais à busca da felicidade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a Previdência Social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados".

"Elementos concretos"

Segundo Cristovam Buarque, autor da proposta, a busca pela felicidade só é possível se os direitos essenciais estiverem garantidos. Segundo estudo de economistas brasileiros citado pelo senador, fatores como renda, sexo, emprego e estado civil influenciam no nível de felicidade das pessoas. Assim, seria possível definir o que é felicidade com elementos concretos. "A relevância do estudo, destarte, é estabelecer elementos concretos como determinantes da felicidade geral, demonstrando que é possível, sim, definir objetivamente a felicidade. Todos os direitos previstos na Constituição --sobretudo, aqueles tidos como fundamentais-- convergem para a felicidade da sociedade", afirmou Buarque.


Os comentários:

Que coisa bem boa! Eu já era feliz, pense agora :)

e agora tambem tucanaram o conceito de direito?

ele deve estar lendo muito amartya sen...

eles vão incluir o prozac na cesta básica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário