quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TV influencia alimentação de crianças

Durante um final de semana, crianças chegam a passar 11 horas por dia em frente à televisão. Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília mostra que a propaganda pode influenciar na escolha do cardápio alimentar dos pequenos. De acordo com o estudo, meninos e meninas que assistem a anúncios sobre alimentos gordurosos na TV, como hambúrger, refrigerante ou batatas fritas tendem a optar por esses alimentos. O mesmo acontece quando a garotada é exposta a propagandas com comidas saudáveis. O problema é que a disputa entre os dois tipos de alimento é desleal. Frituras, enlatados e produtos de consumo imediato representam 96,7% da publicidade de alimentos no Brasil.

Produzida pela professora Márcia Ueda, a dissertação de mestrado O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças, analisou o comportamento de 28 crianças, entre 7 e 9 anos, divididas em três grupos, dois com 12 crianças cada e um com apenas quatro. A pesquisadora exibiu, em dias diferentes, vídeos com imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis e depois apresentou às crianças figuras com 36 tipos de comida para identificar as escolhas que faziam.

Do portal da UnB (www.unb.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário