terça-feira, 11 de agosto de 2009

Depoimento sem dano

O 1º Simpósio Internacional Culturas e Práticas Não-Revitimizantes de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes em Processos Judiciais vai acontecer em Brasília de 26 a 28 de agosto. Serão apresentadas experiências nacionais e internacionais voltadas para a redução do trauma de crianças e adolescentes que são vítimas de exploração e abuso sexual. Estão previstas as participações de especialistas sobre o tema e operadores do sistema de justiça de diversos países, dentre eles: Argentina, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Lituânia. Profissionais de diversas partes do Brasil também participarão.

O depoimento sem dano é uma proposta para evitar que a criança sofra uma revitimização, principalmente na hora da tomada do depoimento. Pelo fato de a vítima ser ouvida por mais de uma vez no processo ela acaba tendo de repetir uma situação de sofrimento, voltando a sofrer cada vez que repete o relato. O Simpósio vai apresentar formas de evitar este sofrimento por meio de métodos e técnicas de tomada de depoimento que facilitem a expressão da vítima e contribuam para sua proteção.

A organização do Simpósio está a cargo da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e conta com o apoio da Childhood Brasil; ABMP e CONANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário